quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dedico ao seu bem.

Em quantos momentos da vida, de verdade, paramos? Olhar para "o nada" e ficar extasiado, se esforçando para não pensar em nada. "Esquecer os problemas". Dedicamos muito do nosso tempo de vida ao mundo do trabalho. De certo, é algo necessário para sobreviver, mas, e aí...?
É incrível, o quanto de pessoas egocêntricas que existem. Minha vida, meu mundo. É tão difícil perceber que existem, não apenas seres humanos ao seu redor, mas também seres vivos? "- Mas Fulano fez por merecer tudo o que tem hoje..." Está certo. Mas e Sicrano que desde que nasceu precisa de uma bomba para respirar e tudo o que tem é "o pão que o diabo amassou"?

Bom, isso não significa que devamos deixar tudo o que nos aconteceu de lado, e seguir essa causa, apenas algo para refletir.

Acho difícil ver, hoje em dia, pessoas falando umas para as outras o quanto elas são importantes para suas vidas. (E não me refiro à mãe/pai/entre outros entes). Você ouvir um "eu te amo" (ou ler nos bilhetinhos, recados, etc) é algo que está se tornando cada vez mais privado. Se não for para pessoas que sejam parentes, ou amigos (as) MUITO próximos (as), é difícil.

"E eu vou amar a quem não conheço, por acaso?" Bom.. supostamente, vivemos em sociedade, seres que si autodenominam racionais, e de tão racionais devem compreender o outro pela sua forma e existência.

Mas, para chegar no ponto desse texto, devo, em primeiro momento, abrir uma reflexão sobre: "o que é amor?" Afinal, acredito na existência das mais diversas relações entre as pessoas e que, em algo, nessas relações, é possível de se encontrar componentes deste tal problemtático sentimento.

É algo bastante complexo e cheio de interpretações. Existem discursos de que amor é "aquilo que arde sem doer"... "é quando duas pessoas se gostam"... "é a reciprocidade dos sentimentos". Acredito que é um pouco de tudo, até mesmo de ódio. Por mais que pareça brincadeira, quando se atenta ao clássico "eu odeio te amar assim", isso se torna questionável. Não que seja algo ruim, pelo contrário, é nesses momentos que as pessoas amam de verdade, só que não sabem.

Confiar, pelo menos hoje em dia, é algo bastante arriscado. Existem pessoas que vão conquistando aos poucos a confiança do outro, existem pessoas que confiam 100% de cara. E é na primeira "besteira" que cai a confiança de 100 para 0. Fora o que ocorre também quando uma pessoa está traumatizada e as próximas pessoas que tentarem se aproximar dela já estarão com saldo negativo de confiança. Quase que isso é justo.

Respeito... esse é divertido. É um clássico: "Respeite que será respeitado". Pode-se dizer que são os limites de cada pessoa. É saber onde acaba o seu e começa o de outrem.

Felicidade. Esse já é um pouco mais difícil de situar. (Vou explanar segundo meu ponto de vista, que fique claro.) Eu considero assim... felicidade é um estado. Muito diferente de "momento". Estado no sentido de ser, de sentir, de viver profundamente algo. Normalmente, quando se está feliz, outras pessoas se sentem. Pessoas que até mesmo não conhecemos. Um exemplo: Ver pessoas que não conhecemos sorrir, dando aquelas gargalhadas, que é claramente perceptível que são de verdade, nos toca de alguma forma. Sentir a aura da pessoa.

Alegria é um dos passos para se chegar à felicidade. Mas, esta é mais momentânea. Não depende tanto da outra pessoa. Há de haver várias maneiras para se ficar alegre, contudo, devo concordar que é muito fácil de confundir essas duas: Felicidade e Alegria. Para mim, o que diferencia é o próprio estado de espírito, a essência da pessoa. Se estivermos nos sentindo bem e com um tempinho depois começar a me sentir diferente, é porque foi algo que me deixou alegre.. logo.. algo momentâneo. É bom ter momentos alegres na vida, compartilhados ou não. Mas de preferência, compartilhe-os. Torna-se mais fácil de alcançar a felicidade se for aberta a oportunidade do outro participar do SEU momento.

Compaixão: é saber perdoar e saber a hora de pedir perdão. Por qualquer coisa. Acredite na ideia de que a outra pessoa tem sentimentos, tem uma vida que não é ligada diretamente à sua e que ela passou/passa por momentos que nem ela sabe explicar e que devem ser compreendidos e respeitados. É também estar ao lado e oferecer o que se tem, sem esperar nada em troca. É oferecer a mão sabendo que levará algumas patadas. (É bom saber a hora de fazer isso, compaixão é uma coisa, ignorância é outra).

Saudade é algo que dói... e não dói pouco. A saudade de alguém que esteve sempre ao seu lado e foi embora. Alguns voltam, outros não. Amenizamos acreditando que "estarão sempre conosco". Protegendo-nos, nos guiando, entre outras coisas. Sentir saudades faz parte do nosso desenvolvimento. Ela é um dos caminhos pelos quais descobrimos a importância de alguém e/ou das coisas. Um abraço, um olhar, um aperto de mão, um desenho, um rabisco, uma assinatura, uma música. (E créditos a Murphy... sempre nos faz lembrar de algo chocante [bom ou ruim] quando menos esperamos).

Em diversos momentos da vida esquecemos o quão complicado é dizer "eu te amo". As pessoas repetem e repetem.. Casos de relacionamentos são os mais fáceis exemplos: amam tanto que quando "a coisa pega", se separam e se tornam inimigos mortais. Que amor. São fases, como dizem, são momentos, são pessoas. "Encontrar a pessoa certa"... "ESCOLHER a pessoa errada" (o pior é que é sério.. existe isso mesmo: escolher a pessoa errada). Mas enfim... muitos momentos desses, principalmente os traumas, acontecem no período escolar. É uma fase triste, mas boa. Outros aprendem fora dela... encontram alguém... crescem... se casam... se separam... se casam... se separam... e se casam de novo. Está difícil encontrar relacionamentos duradouros.

Minha hipótese é que não ensinamos às crianças o que é e o que representa o amor na vida das pessoas. A importância, porque é sofrido tão difícil manter o amor vivo. Talvez devêssemos reconfigurar e tentar conceituar o que é amor, mesmo que seja de modo particular, isso já seria um passo bastante significativo.

Como disse, essa é a minha opinião. Caso queiram tentar, descobrir a dificuldade que é tratar disso, tentem fazer uma dinâmica. Não necessariamente de grupo, pode ser você e mais uma pessoa muito próxima ou não. Busquem em suas memórias o que passou com a(s) pessoa(s), o que te agradou e o que não agradou. E complete duas simples frases: "Obrigado (a) por..." e "Desculpe-me por...". Para quem tem facilidade em falar, pode ser uma boa (talvez nova) experiência. Para quem tem dificuldade... vai parecer um trava-língua no começo, mas, deixe fluir. Se não conseguir, não insista. Espere sentir o momento para tentar novamente. Se quiser, tente começar com a pessoa mais próxima a você e com quem você se sente mais seguro (a). Aquele, sem mais, nem menos, eu te amo (aqui sim pode ser mãe, pai, irmão, irmã, tia, cão, cadela, vaca, orangotango, seja quem/o que for. É um começo. Si dar oportunidade é um passo importante. Haverá preocupação com a "rejeição", mas essa é outra questão.

Dedico ao seu bem, primeiramente.

30 comentários:

  1. Obrigada por ter me dado a oportunidade de ler palavras tão belas...não conhecia teu blog, escreves mto bem.
    Desculpe-me por não ter retornado ainda a Aracaju pra tomar Sapupara com Nescau, mas agr como engenheira fica mais fácil =)
    Feliz Natal e um ótimo ano novo =***

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Marcel, Parabéns. Infelizmente é isso que vemos hoje. Pessoas com dificuldade ou vergonha de expressar o que sentem. Até para próprios familiares: pais, irmãos, avós. Isso se deve a uma educação diferente e errada atualmente.

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras!
    Isso só confirma a pessoa maravilhosa que vc é!
    São poucos que tem coragem de dizer para alguém o quanto essa pessoa é importante...
    Por isso eu digo: que bom q te conheci! Um Amigo com "A" maiúsculo!
    bjãooo
    Feliz Natal Radioativo e Ano novo tb! É Nóis na fita!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem escrito o seu texto! E lindo tb!
    E na tentativa de praticar sua dinâmica...
    Obrigada por permitir que te conhecesse. E por pouco que eu te conheça valeu a pena passar algums tempos da minha vida com sua presença.
    Desculpe-me por talvéz ñ ter permitido uma maior aproximação,mas passe o tempo que passar é perceptível que vc sempre trata a todos, que pra vc é importante, com um carinho e uma atenção enorme, talvéz sendo uma maneira indireta de dizer "Eu te amo!".
    Foi e é um prazer te conhecer!
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  5. Resumo em duas palavras:

    "intenso e chocante"

    Nada mais a acrescentar.

    ResponderExcluir
  6. Bonito texto!
    é com iniciativas como essa que contribuímos para um mundo melhor e uma sociedade mais harmônica .
    continue nesse caminho que assim estará causando o bem a muitos.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Hellooooooooooo, Marcel!!!
    Ótimas reflexões sobre os sentimentos...
    Gostei de ver está se tornando um artista não só da música como também das palavras...

    Um forte abraço...
    Carlinha

    ResponderExcluir
  8. Exelentissima forma de se expressar o que se ver e o que se senti de forma verdadeira e sem as classicas maneiras de se vivenciar.
    vale sempre a pena não apenas ler tais paragrafos mais sempre que precisar reler como uma forma de reaviver o que aconteci na vida no dia dia de nossos sentimentos

    Meus parabens marcel como sempre com algo a acrescentar em nossos pensamentos
    ta copiado e gravado no HD
    Ate a proxima
    Abraço
    ASS. Neto

    ResponderExcluir
  9. Encoooooooooooooosto!!

    Você também é cultura! Parabéns pelo texto, viu?! Te adorão, seu desorientado! Um cheiro!!

    ResponderExcluir
  10. po kra gostei pakas principalmente onde vc menciona a questao de quem tem e ki fez por onde e quem ja nasceu precisando de bomba pra respira, axei show kra ... quanto as questoes dos sentimentos tbm bem trabalhado e os exemploes colocados nos textos perfeitos po nem tem o ki dizer kra muito bem trabalhado o conteudo e o texto se ta dando um show parceiro continue assim vai longe

    abraçoss... duds

    ResponderExcluir
  11. Como o pessoal comentou, isso mostra muito do tipo de pessoa que você é.
    Foi ótimo ler seus pensamentos sobre o assunto, saber um pouco mais de como você pensa =D

    Parabéns pelo texto =D

    ResponderExcluir
  12. Por alguns momentos penso sobre o assunto, no entanto é difícil pararmos para escrever algo sobre e pior é compartilhar este pensamento.
    As nossas relações estão cada vez menos permeadas pelo amor e cada vez mais restritas para com as pessoas que não nos são tão próximas.
    O amor talvez não tenha nenhuma característica que lhe seja própria. Se fôssemos definir o amor, algo que eu acho muito difícil, ou ele teria adjetivos que não são encontrados em nenhum dos outros sentimentos, ou ele englobaria todos em uma só dimensão.
    Definir o amor é algo que nos parece impossível, porém podemos fazer uso da compreensão que temos sobre ele e estendermos àqueles que nos rodeiam, que por mais distantes ou próximos que estejam, fazem parte de nossas vidas. Pensando bem, amor é pra sentir e compartilhar, não para entender.
    Deixe que esse sentimento faça parte de você e contagie o próximo, pois só assim poderemos entender as consequências deste ato.
    Parabéns Marcel! Acredito que você abordou com nobreza este tema difícil e que a sua preocupação faz com que este seu ato de amor, em dedicar parte do seu tempo para a produção desse texto, nos toque e proporcione uma mudança importante nas nossas vidas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Caramba,
    Bom o texto.. gostoso de ler.
    Bom também é ver esse seu lado Mozo, sensivi =p
    na escrita se conhece melhor as pessoas ;)

    ResponderExcluir
  14. Me surpreendi como vc está escrevendo bem, suas opiniões expressas em palavras só comprovam o que eu já imaginava. Vc é muito especial, ou seja, vc tem muito mais do que as pessoas podem ver.
    Mil beijos meu querido poste ;)

    Dandara

    ResponderExcluir
  15. Nos dias de hoje teoria não falta, já a prática...

    Parabéns pelo texto Marcel.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo Texto Marcell

    Varias verdades. Acho que a falta de respeito foi um ponto bem colocado, como você disse, "respeite que séra respeitado" acho que a partir desse ponto vem a confiança e consequentemente as alegrias e felicidades entre outros bens.

    Gostei principalmente da dinamica, acho que é o que ta faltando é isso mesmo, dar o primeiro passo...

    Muito Bom Marcel parabenssss

    ResponderExcluir
  17. Marcel meu lindoo! Belo texto cara, excelente trabalho, nao sabia desse seu lado escritor!!
    Tem futuro esse menino! xD
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Desculpa-me por algo que fiz que nao foi legal ou que causou dor (se é que causou alguma coisa). Nao tive coragem de conversar...
    Desculpa-me por ter ficado um bom tempo longe. Eu acho que agora eu percebo o quando sinto falta das coisas que me fizeram feliz (A coisa da saudade)...
    Obrigada por escrever coisas lindas e por ser alguem que me lembro por sempre ter me feito sorrir.

    ResponderExcluir
  19. Quando comecei a ler esse texto começou a passar um filme em minha mente, em cada trecho uma parte de minha vida, partes boas e ruins, mas que me fizeram pensar refletir sobre tudo, sobre meus erros e acertos, sobre pessoas que passaram por minha vida e deixou SAUDADES, - e eu concordo, dói - um exemplo mais recente "ALMEIDINHA (GASPARZINHO, eu o chamava assim).
    Tudo o que está escrito é verdade. Eu não consigo dizer EU TE AMO para minha Mãe, acho que pela criação, isso me dói muito, mas não consigo.
    Adorei o texto, ele me fez pensar em várias coisas e quase todo ele é o que acontece em minha vida, principalmente a parte da confiança.
    Muito obrigada pelo texto.
    Katiane!
    Vc sabe q é chato né?! kkk

    ResponderExcluir
  20. Olha marcel,vc foi muito feliz em suas colocações,vc dá para escritor,rsrsrsrsrs...

    brincadeiras à parte, vc soube aplicar precisamente algumas questões que estão na ordem do dia e muitas vezes passam despercebidas devido à dinâmica em que vivemos...o homem da era da informação muitas vezes deixa de se importar com o outro,e passa a vivenciar sua própria individualidade,como se fosse uma ilha...ou quando repara,é por meio de sms,scraps,msn...enfim... o contato vai ficando cada vez mais frio,distante,sem o calor humano de um bate papo que não seja online,de um abraço que nao seja de um recado.net,de uma visita que nao seja no perfil do orkut...

    sobre a questão da felicidade,creio eu, é uma constante busca, pois nunca estamos plenamente satisfeitos,SOMOS HUMANOS!!cada vez que alcançamos um "patamar de felicidade",vemos que aquilo passa e precisamos de mais, pq infelizmente, a endeusamos como conquista de coisas materiais,que são perecíveis...

    PARABÉNS PELO TEXTO E PELO BLOG MARCEL!

    ps: eu já conhecia seu lado escritor,embora acadêmico (rsrsrsrsrs...)futuro promissor!
    abraçaaaoo!! ;)

    dani vieira

    ResponderExcluir
  21. "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

    Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

    O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará." I Co 13:4-8



    Isso é uma realidade... a falta de Amor está aí...tudo isso devido ao esquecimento que se tem ao Amor Supremo- O Criador!

    Mas ainda há chance de voltarmos nossa atenção e dedicação ao amor...

    Rebeca do Amor
    =]

    ResponderExcluir
  22. Falar de amor não é simples, é muito complicado, subjetivo, sei lá o que adjetivar. Mas você o fez bem. Bom texto. congrats

    ResponderExcluir
  23. É...Meu caro, em alguns momentos do texto consegui refletir sobre alguns aspectos de minha curta caminha até aki...Acredito que esse seja o ponto chave do texto.É um belo e profunto texto. parabéns e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  24. Marcel Muito OBRIGADA por me mostrar essas palavras tão bonitas e que eu tenho certeza que vem de dentro do coração...Você me mostrou esse texto em um nome muito crítico da minha vida.Na verdade, eu acho que você fez de propósito né rsrsrsrs...Muito obrigada mesmo, me ajudaram bastante essas palavras. Abriu meus olhos para que eu possa parceber que devo dar valor à vida e às coisas simples da vida, pois esta é tão curta né...Confiança, é algo que eu sempre deposito 100% nas pessoas, mas muitas vezes quebro a cara,mas eu não quero me tornar uma pessoa amargurada e desconfiada de tudo e de todos por causa de algumas (ou muitas) decepções da vida, suas palavras me abriram os olhos em relação a isso e muitas outras coisas.....
    Parabéns pelo texto, vc escreve muito bem, sou sua fã hehehehe!!!
    e sempre que tiver mais textos mande pra mim por favor....vc sabe que eu sou uma analfabeta virtual kkkkkk..
    bjo!

    ResponderExcluir
  25. realmente muito interessante e intrigante! Eu, na minha pouca experiência e conhecimento, acho que o amor é mais que um sentimento..é um compromisso! Você se apaixona por alguém e decide que vai estar com ela apesar dos pesares, que vai respeitá-la, considerá-la, que vai ser seu companheiro até o fim.. Vai Amá-la! Infelizmente, vivemos tempos em que as pessoas esqueceram o valor de um compromisso, de uma promessa! E o amor, sendo um compromisso, some! Então, nos deparamos constantemente com pessoas infelizes, infeizes por puro medo de prometer!
    Acho que uma citação de Edgar Morin é oportuna pra comentar esse texto:
    " Nas sociedades burguesas e burocratizadas, é adulto quem se conforma em viver menos para não ter que morrer tanto. Porém, o segredo da juventude é este: vida quer dizer arriscar-se à morte; e fúria de viver quer dizer viver a dificuldade"

    - tu comentou no meu blog em abril e me recomedeu a leitura desse post..infelizmente só olhei esse comentário hj.. desculpe a demora! ;)

    ResponderExcluir
  26. Senhor como esse post é antigo! Mas, tudo bem, eu gostei do que li e gostei muito viu? Parabéns pelas palavras, mas discordo em alguns pontos, e um deles é quando você diz que está cada dia mais raro ouvir um "Eu te amo". Bom, não necessariamente discordando, mas acontece que hoje em dia esse tal de "Eu te amo" está tão banalizado que é a mesma coisa de dizer "Bom dia", não é questão de dizer um "Eu te amo" é questão de senti-lo de verdade. As pessoas esqueceram o que é importam-se umas com as outras, esqueceram da necessidade de ter alguém por perto, com a máxima de que "Posso muito bem me virar sozinho (a)".
    Perde-se tempo ensinando coisas a cerca do português, da matemática ou de qualquer outra coisa, perde-se tempo corrigindo mais do que ensinando, perde-se tempo falando.
    Ensinar português é bom, mas temos que formar ainda assim, formam-se humanos, como você mesmo disse seres vivos.

    Ótima explanação.
    E a tempo de "p.s" o sr. é um fanfarrão. ;)

    ResponderExcluir
  27. Vivemos num mundo em que "amar a si mesmo sobre todas as coisas" virou um mandamento duma religião... Não estou dizendo que amar a si mesmo seja um sentimento deturpador, o equívoco (sob minha ótica) em si amar, gira em torno do 'sobre todas as coisas'... Até que ponto vai o Amar a si mesmo? Será que o que ocorre mesmo é o Amor?
    Quando se trata dos outros, é perceptível a dificuldade em ouvir ou dizer a alguém "Eu te amo"... Ou tornou-se difícl ouvir e falar isto... Ao não ser que sejam pessoas muito, muito, muito próximas. Mas, o que ocorre, então, com as pessoas? Será o medo? A vergonha? O não conhecimento desse sentimento?
    Amor seria cuidar de si e do outro? Seria presar pela integridade física, emocional de ambos?

    Fico a refletir.

    Acredito que precisamos melhorar nossas ações enquanto seres humanos que lidam com outros.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada por me proporcionar uma leitura linda como esta.
    Desculpe-me por não ter declarado o quanto suas palavras foram muito importantes para mim nestes dois períodos de convivência.
    As vezes falar "Eu te amo" se torna um tremendo obstáculo, já passei por isso, esta troca de sentimentos não foi muito presente na minha vida. Me identifiquei bastante quando você fala da felicidade, as vezes estar alegre não significa que você está feliz, você já me viu neste estado.
    Marcel, continue escrevendo e desenvolvendo belíssimos textos que nem estes.

    ResponderExcluir
  29. Bom, mto bom Marcel... Bela iniciativa a sua... As reflexões, discussões são muito importantes para, em trabalho de formiguinhas, construir um mundo melhor... A aproximação das pessoas é um dos primeiros passos para a evolução positiva da sociedade.

    Abração, segue nessa estrada!

    Silvan Menezes

    ResponderExcluir